O "Projet'Arte" está enquadrado no Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian, e nasceu da necessidade de encontrar respostas diferenciadas para o combate ao desemprego jovem dos Concelhos de Gondomar e do Porto. Este projeto destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 30 anos em situação socialmente vulnerável.

Utilizando a metodologia da inclusão pela Arte pretendemos trabalhar a empregabilidade dos jovens desempregados dos concelhos de Gondomar e do Porto, com atividades a decorrer em Rio Tinto, São Pedro da Cova e na cidade do Porto.

Através da dinamização das oficinas artísticas, os jovens destinatários do projeto podem realizar um percurso personalizado que lhe permita desenvolver competências pessoais, sociais e de empregabilidade com o objectivo de promover a sua inserção social e profissional.

Pretende ainda capacitar para questões transversais do Programa Cidadania Ativa, como a tolerância, a compreensão intercultural, a igualdade, a equidade, entre outros.

 

Objetivos Gerais do Projeto

  • Contribuir para a promoção do sucesso escolar através da articulação do currículo escolar com a educação informal pela arte;
  • Favorecer a capacitação para a empregabilidade de jovens desempregados, que apresentem baixas qualificações decorrentes do abandono escolar precoce;
  • Potencializar competências sociais e intelectuais no indivíduo e no seu contexto através da inclusão pela arte;
  • Sensibilizar os agentes educativos, sociais e empregadores para os novos paradigmas de inclusão social.

 

Atividades a desenvolver:

Dança, Teatro, Música, Artes Plásticas, Jornalismo, Fotografia, Hortas Comunitárias, Formação, Informática, Graffiti, Espaço Empreg´Arte, Coro, Cinema de Animação.

 

- Projet'Arte no Facebook -