O Centro Social de Soutelo nasceu da vontade, e da necessidade que a população sentia, de encontrar um espaço onde pudessem passar os seus tempos livres. Valores como a solidariedade, a democracia, a cidadania, e a participação estiveram na génese da sua criação.

Largas dezenas de jovens fizeram no Centro Social de Soutelo intervenção cultural e desportiva. Aprenderam a fazer cinema e teatro, promoveram debates, sessões formativas sobre os mais diversos assuntos. Esta Instituição destacou-se ainda pela grande participação de atletas no Ténis de Mesa, Atletismo, Futebol, entre outras.

Ao longo dos anos, esta Instituição tem vindo a dar continuidade a um projeto cultural: o Centro Social de Soutelo serve de palco a vários grupos, constituídos por cerca de 200 pessoas de todas as idades.

Atualmente, a nossa Instituição conta com os seguintes Grupos: AeroDance - Grupo de Ginástica Aeróbica,   corAGEM - Grupo de TeatroCoro InfantilCoro MadrigalEcult - Equipa CulturalGo'DanceGrupo de Danças e Cantares, Grupo de Violas e Yoga.