O Centro Social de Soutelo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) nascida após o 25 de Abril de 1974 que através de cerca de 100  profissionais presta serviços na área educativa (Creche, Pré-Escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres 1º, 2º e 3º Ciclos); área dos idosos e dependentes (Centro de Dia, Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário) e na área da Intervenção Comunitária (Rendimento Social de Inserção, Empresas de Inserção e outros projetos).

Paralelamente à área profissional a Instiuição tem uma forte dinâmica associativa onde participam aproximadamente 200 pessoas. Neste âmbito desenvolvem-se várias atividades culturais e sociais tais como: Coro Madrigal, Grupo Danças e Cantares, Grupo de Teatro corAGEM, Coro Infantil, Yoga, Aerodance, Go'dance, Equipa Cultural, Atelier de Viola e equipas voluntárias em iniciativas como a recolha de alimentos para o Banco Alimentar.

A nossa missão: Satisfazer as necessidades e expetativas legítimas da comunidade, promovendo a igualdade, a participação, a cooperação e a solidariedade.