Nos últimos anos, a população idosa no Concelho de Gondomar, tal como no resto do país, tem sofrido um aumento significativo. O Plano de Desenvolvimento Social do Concelho 2009-2011, mostra-nos essa realidade, particularmente no período de 2001 a 2007, verificando-se que por cada 100 jovens entre os 0 aos 14 anos de idade, existem 86,3 pessoas com 65 ou mais anos, o que representa um aumento de mais 23 pessoas face a 2001.

As diferentes alterações que se têm vindo a verificar na sociedade atual, sobretudo ao nível da composição, funções do grupo familiar e da solidariedade intergeracional e social são as principais razões apontadas para a crescente necessidade das estruturas sociais, e especificamente as estruturas dirigidas aos idosos.

A  gerontologia é uma área de atuação em expansão no Centro Social de Soutelo através do serviço apoio a idosos e dependentes. Este serviço iniciou-se em 2001 e abrange as respostas sociais de Centro de Convívio, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

As atividades desenvolvidas no Centro de Convívio, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário têm como objetivo contribuir para uma melhor qualidade de vida e envelhecimento saudável dos cidadãos e são planificadas com os utentes de acordo com as necessidades, interesses, hábitos, competências e potencialidades. Desenvolvemos atividades do quotidiano, sociais, culturais, recreativas, desportivas, religiosas, intelectuais e formativas e outras que se encontram identificadas nas planificações semanais, no plano anual de atividades da Instituição e no plano anual de atividades socioculturais.

Esta valência envolve vários parceiros da sociedade, particularmente, Instituto de Segurança Social, Hospitais, Centros de Saúde, Associações Locais, Farmácias, Cruz Vermelha Portuguesa, Comissões Sociais de Freguesias, entre outras.